9 de junho de 2009

Ruby e Quick Reference

Quando se está aprendendo uma nova linguagem de programação é sempre bom ter um atalho para a sintaxe do novo "idioma". Aquele true é minúsculo ou maiúsculo? Como se escreve "yield"? Tem begin? Cada dúvida pode fazer com que sua produtividade diminua e isso não é bom para alguém que está testando uma nova ferramenta.

Nessa situação, além de alguns bons livros e uma conexão de alta velocidade, um guia de referência colado na bancada pode trazer um bom resultado. Apesar de uma IDE de qualidade já ajudar bastante, nem sempre você tem intimidade com aquela IDE e no final das contas você está aprendendo duas ferramentas ao mesmo tempo. Se esse é seu caso um guia com a referência da sintaxe é mais do que necessário.

Não é atoa que existem vários sites com os mais variados guias. Até revistas como Mundo Java em algumas edições possuiam um poster com esse objetivo.

Para poupar o seu tempo, eu já pesquisei um bom material com a sintaxe básica do Ruby e um guia da biblioteca. Abaixo o link para os arquivos.

Ruby Language QuickRef

Ruby Library QuickRef.pdf

Outro site bem conhecido é o Refcardz com o seu lema: FREE Cheat Sheets for Developers. Os refcardz disponíveis são infinitos! Scrum, SOA Patterns, JavaFX e com não poderia faltar...

Essential Ruby

Nessa categoria o site com o maior número de cheat sheets é o http://www.cheat-sheets.org! Chega a ser um exagero as coisas catalogadas por eles. Afinal quem precisa de um...
"Yahoo Search Shortcuts-Yahoo Cheat Sheet"

Apesar disso encontrei um bem divertido. Foi o "
THE CANONICAL SMILEY (AND 1-LINE SYMBOL) LIST". O problema é que 99% desses símbolos ninguém vai conhecer então ninguém vai te entender!


Nenhum comentário:

Curso de Angular GRATUITO | Curso de Angular GRATIS | FREE Angular Course

Português  Angular  https://www.youtube.com/playlist?list=PLnDvRpP8Bnex2GQEN0768_AxZg_RaIGmw Matheus Battisti - Hora de Codar Curso Angular ...